Saiba como obter melhores resultados na negociação do seu imóvel

Negociar uma propriedade é um negócio sério, mas suas chances de conseguir o melhor negócio possível aumentam significativamente quando você se arma com conhecimentos e táticas sólidas.

Afinal de contas, é sempre importante aprimorar suas habilidades de negociação se quiser obter uma vantagem – seja comprando por meio de um tratado privado ou em leilão.

Portanto, aqui estão algumas dicas que o ajudarão a obter melhores resultados na negociação do seu imóvel. Acompanhe!

Veja Também: Melhor Renda Fixa: Poupança, Tesouro SELIC, CDI ou CDB?

1. Esteja pronto para negociar

A coisa mais importante que você pode fazer para ser um negociador confiante é ter todas as suas finanças em ordem.

Seja claro sobre  o quanto você pode pagar  antes de entrar na negociação e fale com seu banco ou corretor de imóvel para obter uma pré-aprovação para caso precise de um financiamento – você deve fazer isso antes mesmo de começar a procurar, quanto mais negociar.

2. Faça seu dever de casa

Faça uma pesquisa sobre o mercado imobiliário e a propriedade que você gosta. Uma negociação confiante vem do conhecimento. Você precisa entender o verdadeiro valor da propriedade e o que motiva as outras partes também envolvidas na negociação.

Comece construindo um relacionamento positivo com o corretor de imóveis e pergunte-lhes sobre os requisitos do vendedor.

Por que eles estão vendendo? Eles já compraram em outro lugar? Eles estão procurando uma solução rápida? Existe um tipo específico de comprador que eles preferem ver em sua casa?

Tente obter uma medida de quais são as expectativas de preço, mas esteja ciente de que a cotação insuficiente acontece, especialmente em mercados que se movem rapidamente.

Você pode usar  o guia de preços de residências no bairro desejado para ter uma perspectiva independente do valor da propriedade e do rendimento potencial do aluguel, enquanto seu corretor de imobiliário poderá fornecer informações sobre o imóvel.

No entanto, certifique-se de que essa transparência tenha apenas um sentido. Não deixe o vendedor ou seu agente saber o seu verdadeiro preço máximo – caso contrário, você pode descobrir que foi empurrado para além da sua zona de conforto.

3. Faça aos fornecedores uma oferta que eles não podem recusar

Certifique-se de que as suas finanças estão pré-aprovadas, de que seu advogado verificou as condições da venda. Ligue para o corretor de imóveis ou entre em seu escritório com um cheque emitido no valor do depósito para o preço proposto.

O agente terá que ligar para o vendedor: é uma oferta séria. Se o vendedor recusar sua oferta inicial, faça aumentos graduais, mas nunca exceda seu limite.

Nessa situação de pandemia que vivenciamos o mercado imobiliário se encontra em um momento difícil para os corretores imobiliários atraírem contraofertas e, se a sua for uma oferta decente, o vendedor pode aceitar, em vez de arriscar perder uma venda.

Recomendado: Investimentos Para MEI com PAGBANK direto no CELULAR

4. Esteja confiante na sua oferta pela propriedade

Esteja preparado para renunciar a certas coisas ao negociar a compra de seu novo imóvel.

A negociação envolve dar e receber. E há algumas coisas que você pode achar fácil oferecer para conseguir o preço que deseja.

Por exemplo, você pode negociar quanto tempo levará o acordo, quanto de um depósito você vai pagar, as condições para inquilinos existentes ou quaisquer acessórios ou inclusões que você deseja ou não deseja.

Todas essas coisas podem estar em discussão – use-as a seu favor, se puder. Se for comprar apartamento na Vila Mariana, você precisa confirmar esses detalhes com antecedência. Se você está comprando por tratado privado, o período de reflexão também está aberto para negociação.

E, desde que você esteja confiante com a compra, reduzir ou renunciar a esse período pode ser um poderoso motivador para os vendedores verem as coisas do seu jeito.

 

5. Tire as emoções da compra de um imóvel: use a inteligência

Se você deseja se livrar de uma vez por todas de seu apartamento para alugar em Pinheiros e deseja comprar uma propriedade, é vital que você tire o apego emocional ao local onde mora e onde pretende morar dessa equação.

Você precisa ser capaz de desistir de uma venda se o preço estiver além do seu limite. Às vezes, os vendedores têm um valor definido em mente e simplesmente não se mexem, e tudo bem – se não for para ser, haverá outra casa que será mais adequada para você.

Se você conseguir se manter razoavelmente distanciado durante as negociações e agir como se a venda não significasse muito para você, é mais provável que você permaneça no controle.

6. Salve sempre as boas relações e cumpra suas promessas

Se você está comprando com seu parceiro e discorda da decisão da propriedade, pare. Esta é uma das maiores decisões que vocês vão tomar juntos, e vocês dois precisam ter o resultado final da negociação.

Pode ser um momento estressante, portanto, procure o conselho de um amigo de confiança ou do agente do comprador, se necessário. Se o seu lance for aceito, você precisará pagar um depósito de retenção imediatamente – normalmente, 10% do preço de compra.

Em seguida, você assinará uma nota de contrato e iniciará o processo de transferência. E então você pode celebrar uma negociação bem-sucedida e começar a planejar a vida em sua nova casa.

Enfim, para concluir, lembre-se de nossas dicas: antes de começar a olhar para um imóvel, obtenha a pré-aprovação de seu financiamento.

Descubra por que o fornecedor está vendendo.

Qual é a motivação deles?

Obtenha um medidor do preço que eles aceitariam.

Nunca revele sua mão para o agente imobiliário.

Se o imóvel estiver em uma disputa, faça uma boa oferta no dia anterior.

Saiba seu limite de preço – mas faça uma oferta decente para que o vendedor não se sinta ofendido.

Saiba o que você deseja em termos de luminárias e acessórios, e o que você pode oferecer em troca.

Permaneça emocionalmente desapegado – existem muitas outras propriedades.

Esteja preparado para abandonar a negociação caso ela não seja o que você pode cumprir e pagar, sendo realista!

Gostou destas dicas sobre como obter melhores resultados na negociação de seu imóvel? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!