Contas de Bancos ou Contas Digitais: Entenda as diferenças

Contas de bancos ou contas digitais você sabe qual a diferença entre as duas?

Quem está buscando abrir uma nova conta bancária deve levar em consideração as vantagens, desvantagens e também a diferença entre as contas de bancos digitais e bancos tradicionais.

Hoje em dia com a tecnologia diversos serviços financeiros ficaram mais fáceis como, por exemplo, a abertura de contas por meio de aplicativos, transferências e pagamentos.

Essas possibilidades surgiram após a o Banco Central em 2011 autorizar as operações financeiras através das plataformas online.

Desde então, os bancos digitais surgiram e atualmente são grandes concorrentes dos bancos tradicionais.

Sendo escolhido principalmente pelo público jovem que buscam mais facilidade nos serviços bancários.

Sendo assim, para que você possa escolher entre contas de bancos ou contas digitais é necessário entender como cada banco funciona.

O que são Bancos Digitais?

Diferente dos tradicionais, os bancos digitais são instituições que funcionam de forma online por meio dos aplicativos para smartphone.

A conta digital funciona por meio da plataforma, incluindo também os diversos serviços bancários como, por exemplo, investimentos, transferências, pagamento de contas e entre outros.

Além disso, os bancos digitais também oferecem unidades físicas nas cidades, como nos bancos tradicionais.

Por isso, todos os seus procedimentos desde a abertura da conta são realizados de forma online.  O Banco também oferece cartão de crédito/débito para os seus usuários.

Como os Bancos Tradicionais funcionam?

As contas dos bancos tradicionais geralmente cobram taxas para manutenção ou de anuidade do cartão de crédito.

Além disso, eles também costumam cobrar taxas para transferência de dinheiro para outro banco – quando essa taxa não é cobrada geralmente as operações gratuitas são limitadas.

Entretanto, os bancos tradicionais não podem cobrar taxas por qualquer tipo de serviço que oferecerem para os seus clientes.

O Banco Central determina algumas regras que devem ser seguidas como, por exemplo, oferecer serviços básicos de graça para os seus clientes, mesmo que seja limitado mensalmente.

Porém, os clientes que utilizam os serviços limitados e gratuitos oferecidos pelos bancos tradicionais sabem exatamente que eles na maioria das vezes não atendente às suas necessidades.

Diante desse problema os bancos digitais surgiram com objetivo de melhorar a experiência dos clientes.

Veja Também: 🔴 O PIX vai Mudar sua Vida Financeira

Contas de Bancos ou Contas Digitais: Qual a diferença entre elas?

Agora que você sabe como funcionam os bancos tradicionais e digitais conheça agora a diferença entre as contas.

  1. Cobrança de taxas

Como você sabe todos os bancos tradicionais cobram taxas por diversos serviços oferecidos.  Sendo assim, um dos principais motivos pela escolha das contas digitais é a isenção de taxas.

Geralmente os serviços como transferências, pagamentos, cartão de crédito e entre outros em diversos bancos digitais não existe a cobrança de taxas.

  1. Atendimento online

O atendimento online também é uma diferença entre as contas de bancos tradicionais e digitais.

Ele é mais dinâmico ao ser realizado pelo próprio aplicativo do banco e assim os clientes não precisam esperar por longas horas para ser atendido.

  1. Controle financeiro

O controle financeiro é um recurso oferecido por alguns bancos digitais, eles ajudam os seus clientes a ter uma noção que quanto entra e sai da sua conta bancária.

Além disso, permitem que os clientes possam fazer investimentos de forma simples e prática. 

  1. Solidez no mercado

Os bancos digitais estão no mercado financeiro há uma década e em comparação aos bancos tradicionais, eles são consideradas instituições financeiras novas.

Por este motivo é comum que as pessoas tenham medo de investir o seu dinheiro nesses locais.

Então para diminuir a desconfiança os bancos passaram a oferecer o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para garantir que o cliente vai receber o seu dinheiro de volta, caso o banco declare falência. 

Conclusão

Escolher entre contas de bancos ou contas digitais não é uma tarefa fácil, apesar de conhecer as características de cada uma delas.

Porém, você deve escolher a conta bancária que atenda melhor a sua necessidade.

Por exemplo, se o seu objetivo é ter cartão de crédito sem anuidade os bancos digitais são ótimas opções, mas se você quer ter contato com agências físicas o banco tradicional é recomendado.

2 Comentários